Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

FINADOS


Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. A partir do século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.           
O Dia de Finados é celebrado desde o século XI, por ordem dos Papas Silvestre II (1009), João XVII 91009) e Leão IX (1015).
Independentemente da crença religiosa de cada um, é no cemitério que repousam os corpos de nossos entes queridos.O respeito aos mortos é como o respeito aos mais idosos. É como respeitar o nosso próprio futuro.
Essa tradição parece não agradar muito aos responsáveis (administração municipal) pela conservação dos cemitério, a julgar pela atenção que (não) tem tido dos mesmos. Nós, visitantes poderíamos colaborar um pouco mais também, depositando na caçamba de lixo, na área externa do cemitério, as flores ou quaisquer outras coisas que tenham sido substituídas. Infelizmente a falta de limpeza vem se mostrando rotineira.  É possível verificá-la a qualquer dia que se vá ao cemitério, e não só no dia de maior visitação (Finados).
As fotos a seguir foram tiradas dia 2 de Novembro de 2012 e enviadas por pessoas que se espantaram com a falta de conservação do local. Triste, mas é assim que nossa futura moradia é tratada.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, discriminatórios (de qualquer natureza) ou que incitem violência ou atos ilegais não serão publicados.