Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

APAGÃO

Lembram-se do racionamento havido em 2009? Tivemos racionamento de energia e o governo "jurou" que o fato não se repetiria. Construíram-se usinas termoelétricas a toque de caixa, pra suprir a demanda, já que a procura, em pouco tempo se tornaria maior que a oferta. Está vindo por aí a usina de Belo Monte. Nada, porém, parece abalar a incrível habilidade das concessionárias de ir "empurrando" com a barriga a manutenção das redes e equipamentos.
Já aconteceram apagões em todas as regiões do Brasil. São Pedro foi acusado de ser culpado pelos mesmos, já que faz chover,e com as chuvas acontecem as descargas elétricas (se não chovesse, como se encheriam os reservatórios)? 
Pela primeira vez, parece que alguém se encheu de brio e admitiu que a culpa não é de São Pedro.
2014 vem aí. Ano de Copa do Mundo. Ano em que os olhos do mundo estarão voltados para nós. Precisamos aparecer bem na foto, não precisamos? Como faremos isso? Simples, ué !!!   iluminaremos, como árvores de Natal as sedes dos jogos, as capitais e regiões metropolitanas. O interior? o que importa o interior? Melhor ir juntando um dinheiro, pra comprar velas e lanternas... 2014 vem aí!!
Apesar de tudo, o brasileiro ainda consegue rir de sua própria desgraça. A ilustração abaixo foi retirada de http://noticias.r7.com/brasil/fotos/apagao-no-nordeste-vira-piada-na-internet-veja-026102012?foto=1#fotos

O texto abaixo foi copiado de http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2012-10-30/apagao-no-nordeste-e-to-teve-falha-humana-diz-aneel.html

Apagão no Nordeste e Norte teve falha humana, diz Aneel

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Nelson Hubner, descarta que falha tenha sido intencional e diz que causas do acidente só devem se conhecidas após relatório

Agência Estado 
Agência Estado
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, afirmou hoje que houve falha humana no incidente que gerou o apagão que atingiu Estados do Nordeste e do Norte na madrugada da última sexta-feira (26). "Tem falha humana, sem dúvida nenhuma. No caso do último apagão, de uma proteção de um equipamento que não foi devidamente programada", afirmou. Hubner descartou, porém, que a falha tenha sido intencional. "Não acredito nisso."
Hubner afirmou que o governo está buscando formas para coibir a ocorrência de novas falhas como essa. "O sistema brasileiro, sendo tão sofisticado, tem que ter um nível de cobertura em termos de procedimento. Não pode a ação de um elemento qualquer causar um defeito. Temos que ter proteções e é isso que vamos buscar."
O diretor destacou, porém, que as causas do incidente só devem ser conhecidas após a conclusão do Relatório de Análise de Proteção (Rap) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). "A gente entende que isso não pode acontecer no sistema brasileiro. Tivemos um conjunto de falhas, já bem detectadas, tanto de procedimentos, operacionais e falha humana, e isso vai ter que ser tudo corrigido. Estamos vendo ações para que isso não aconteça mais."
Tarifas
Hubner confirmou que as novas tarifas para concessionárias de geração e transmissão que apresentaram pedido para renovar as concessões serão conhecidas na próxima quinta-feira (1). As tarifas e indenizações serão detalhadas por empresa e sairão por meio de portaria do Ministério de Minas e Energia, a ser publicada na edição desta quinta-feira no Diário Oficial da União.
Corremos o risco de novo racionamento ou apagão?
Sim
Não

Um comentário:

  1. Não só na época da copa de 2014, mas já estamos sofrendo com eles.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, discriminatórios (de qualquer natureza) ou que incitem violência ou atos ilegais não serão publicados.